Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇAO DE MORBIDADE ENTRE NEFRECTOMIA ABERTA VERSUS LAPAROSCOPICA EM HOSPITAL TERCIARIO DO SISTEMA UNICO DE SAUDE.

Resumo

Levantou-se dados sobre a morbidade de nefrectomia aberta e laparoscópica que foram comparados, assim como analisou-se alguns fatores relacionados à diferença entre as modalidades cirúrgicas.
Extraiu-se dados clínicos de 76 prontuários de pacientes submetidos a nefrectomia no período compreendido entre primeiro de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2020. E após aplicar os critérios de exclusão, 64 pacientes foram distribuídos no grupo submetido a laparoscopia (10) e cirurgia aberta (54).
Os dados coletados foram expostos em tabelas e gráficos com valores absolutos e media por paciente para efeito de comparação. As diferenças foram expressivas nas médias por paciente em uso de hemoderivados, analgesia, complicações e média de diárias tanto de unidade de terapia intensiva quanto de enfermaria.
Conclusão: segundo os dados obtidos podemos inferir que a nefrectomia VLP tem morbidade pós operatória menor que a cirurgia aberta.

Palavras Chave

Área

Câncer de rim

Instituições

Hospital Regional do Vale do Paraíba - São Paulo - Brasil, Universidade de Taubaté - São Paulo - Brasil

Autores

LEONARDO DE OLIVEIRA ANTUNES, CAMILO CARVALHO E MOTA, GUSTAVO OLIVEIRA ALVES SILVA, JOÃO MARCO BRAZ SCARPA MARIANO PEREIRA, GUILHERME DIEGO DE OLIVEIRA BARBOSA, LEONARDO IAGO VEIGA, MARIA CLARA SOUZA BORGES , LUIZ CARLOS MACIEL, OTÁVIO CABRAL COELHO